quarta-feira, 21 de março de 2012

Buquê de flores?

Existem várias histórias por trás da tradição de usar buquês de flores nas cerimônias de casamento. Há quem acredite que tudo começou na idade média, quando as noivas usavam as flores para desfaçar o mal cheiro que exalavam por causa da falta de banho. Eu, particularmente, rejeito essa hipótese, já que o casamento era uma solenidade muito importante para as famílias da época, envolvia poder e troca de favores, e o banho, era um ritual usado em situações assim (sim, é fato que as pessoas não tomavam banho todos os dias). 

Há quem diga que, na verdade, não se usava flores e sim ervas, temperos e até mesmo alho, para espantar mau-olhado e atrair bons fluidos. Li uma história de que os convidados iam dando essas coisas no trajeto da noiva até o altar, como se estivessem ofertando sorte e felicidade à ela, e no final um buquê era formado. 

Não sei qual a verdade e quem sou eu para descordar de qualquer uma das duas! Só sei de uma coisa, que decisão difícil! Nem consegui pensar no que eu quero! Com flor ou sem flor! A única coisa que eu sei, é que vou jogar para as solteiras o mesmo buquê que eu entrar na igreja! É ele que dá sorte e não o que fica em stand-by.

Eu gosto muito da cor rosa, dá pra perceber pelo blog, em princípio estava pensando em um assim: 


Ou assim:


Mas, os brancos são tão lindos;


Tudo bem, eu não gosto de flores, mas nesse caso, eu estaria usando uma coisa que servirá depois para alguém: Sorte para se casar!

Existem outras opções, também, como, por exemplo, o buquê de broches:


Buquê de papel:



Flores artificiais:


De pano:



Ou quem sabe, não usar buquê, usar somente o terço:



Em todos eu vejo prós e contras: flores são lindas mas morrem morrem, papel é uma opção sustentável, mas fica velho e feio, buquê de broches é quase uma joia, porém jogá-lo deve machucar, flores de pano ficam delicadas, mas sujam, e o terço é sagrado e não dá pra jogar.

Daqui até o dia do casamento, eu resolvo o que vou fazer!

Bisous!



7 comentários:

  1. Eu tbm adoro rosa! Achei o segundo mto delicado!
    Lindo tbm são os com cor azul e rosa! Nossa, fica mto delicado!

    Beijo!

    http://sweetnovember-kathe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quando eu conheci o bouquet de broches tinha dúvidas sobre o que achar. Hje em dia eu amo, e até confesso que está entre minhas opções. Jamais o jogaria, pq deve ser pesadinho, mas tem diversas opções de bouquet para jogar. Se vc não gosta de flor, essa é uma boa oportunidade de surpreender seus convidados com uma coisa que não é comum por aqui.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  3. oiii Vanessa...tem selinho pra vc aqui:

    http://finalmentenoivaa.blogspot.com.br/2012/03/meu-primeiro-selinho.html


    beijosss

    ResponderExcluir
  4. Vanessa acredita que pensei na mesma coisa em marcar os lugares, muita responsabilidade e dor de cabeça escolher o de cada convidado...
    e já que vc gosta da cor rosa, amei o primeiro buquê que você escolheu!
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Flor que tal na hora de jogar o buque ao invés de jogar flores jogar um bonequinho de St° Antônio, ou até mesmo um sapinho, você encontra fácil em atelies de artesanato pela internet. Essa é a minha escolha.
    Coloquei uns links pra você ver:
    http://planejandomeucasamento.com.br/2010/06/02/boneco-de-santo-antonio-para-a-noiva-jogar/

    http://ladivacerimonial.blogspot.com.br/2011/01/surpreenda-na-hora-de-jogar-o-buque.html

    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suellen!!! Obrigada pelas dicas!!! Sou dessas tradicionais que quer fazer tudo como antigamente!!! hehehehe...

      Excluir
  6. Eu ia sugerir que, em vez de jogar o buquê, você fizesse o corte de fitas, assim poderia optar pelo buquê de broches sem se preocupar com a cabeça das solteiras...rsrs. Mas vi que você prefere o tradicional, então não sei se vai servir a idéia. De qualquer forma, ta aí a dica. Abraços.

    ResponderExcluir

Já falei por aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...