quarta-feira, 3 de julho de 2013

Regras de etiqueta

Bom o assunto hoje é de muito útil! Você sabe o que fazer quando recebe um convite ou se portar durante uma festa? Minha mãe sempre foi atenta a essas coisas e sempre tentou me passar, porém eu sempre esqueci de prestar atenção (Shame on me!).  Por esse motivo, fiz uma pesquisa sobre etiqueta, e fiz este post para ajudar quem tem as mesmas dúvidas. Parece besteira, mas acredite, faz toda diferença no convívio social.

Então vamos lá: 
  1. Sempre que receber um convite impresso, que no rodapé você encontrar as letras R.S.V.P., quer dizer que você deve responder ao convite seja dizendo que irá ou que não irá. R.S.V.P é a sigla de Répondez S`il Vous Plaît, que quer dizer somente: responda por favor. Geralmente os noivos colocam um número do cerimonial ou da casa deles, ou indicam um site onde os convidados poderão informar se irão ou não. Esse procedimento é importante por causa da programação do casamento, pode ser que no dia seja necessário colocar mesas a mais ou a menos, contratar mais comida do buffet, entre outras coisas.
  2. O guardanapo é utilizado para limpar os dedos e não para pegar os salgados nas bandejas, pois ele poderá contaminar os outros salgados caso seja utilizado mais de uma vez. Cumprimentar com a mão grudenta também não é nada agradável. Quando o garçom estiver servindo salgadinhos, pegue primeiro o guardanapo e somente depois serva-se da comida. O certo é pegar o salgadinho com a mão esquerda e o guardanapo com a direita, assim, você apoia o salgado no guardanapo que está na outra mão.
  3. Importante, nunca, jamais, em toda a sua vida, pegue vários salgados de uma vez só quando for se servir na bandeja. Acredite, há comida o suficiente para todos e o garçom irá voltar com outros salgados em seguida.
  4. Não jogue "discretamente" guardanapos sujos, palitos ou forminhas no chão pensando que não foi notado. Espere o garçom recolher ou coloque-os na mesa de apoio ou, se houver, em lixeiras próximas.
  5. Sobre como segurar as taças ou copos, é sempre bom segura-los com a mão esquerda, para que a direita não fique gelada ou molhada quando for cumprimentar as pessoas. Ok, eu disse lá cima que o certo é pegar os salgados com a mão esquerda também,  então se passar um garçom servindo salgadinho, passe a bebida para a mão direita, sirva-se e coma o salgadinho. Depois volte a taça para a mão esquerda. Simples assim.
  6. A forma de usar os talheres à mesa é muito importante. Você sabia que os garçons interpretam sinais através dos talheres? Quando quiser indicar que ainda está comendo a refeição, coloque os talheres abertos sob o prato, como se formassem um ângulo de 45 graus, com a faca do lado direito. Já para demonstrar que a refeição foi finalizada, coloque os dois talheres juntos e paralelos em cima do prato, com a faca virada pra dentro, assim, o garçom irá recolher o prato.
  7. É comum encontrar guardanapos de tecido em cima dos pratos, mas você sabe o que fazer com eles?  Ao sentar-se, a primeira coisa que se faz é colocar o guardanapo no colo. Se for engomado, deixe-o dobrado na horizontal, pelos vincos, para que não escorregue de sua perna. Sempre que for levar o copo à boca, passe antes o guardanapo nos lábios. Se precisar levantar da mesa, lembre-se de colocar o guardanapo sobre a toalha, à esquerda do prato, sem dobrá-lo. Faça o mesmo quando for embora, caso ainda esteja sentando à mesa.
Interessante, né?! Se eu encontrar mais dicas coloco aqui.

Beijos,

4 comentários:

  1. Amei essas dicas de etiqueta...
    Acho que muita gente nem imagina isso...tô vendo no meu casamento!Jesus...o povo enchendo os guardanapos de salgados,parecendo uns mortos de fome!

    ResponderExcluir
  2. Jesuuuis e eu achando que pegar o salgadinho com a mão que era errado! #vivendoeaprendendo =D

    ResponderExcluir
  3. Nossa, não sabia com relação ao salgadinho. Só pego com mão direita, que feio, rss. Mas é meio que instintivo mesmo pegar com a mão na qual vc tem mais habilidades, rss. Mas fiquei feliz em saber que minha mãe me ensinou direito que antes de cumprimentar as pessoas, devemos limpar as mãos. Ponto pra mamys!!! Hehehe
    Bjs,
    Vania

    ResponderExcluir
  4. Hummm... Legal!

    Aprendi muita coisa.

    No seu casamento eu já serei uma convidada mais fina! Hehehe...

    Beijos e sucesso!!!

    ResponderExcluir

Já falei por aqui

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Daisypath Anniversary tickers