domingo, 25 de novembro de 2012

Fornecedores X Clientes

Eu, desde que criei o blog, tomei uma decisão de que nunca falaria mal de alguém/serviço não contratado por mim no meu blog. Sei que tudo que a gente posta fica pelo resto da vida na internet, às vezes uma pessoa que erra uma vez, pode aprender a não errar mais, só que fica marcado pelo resto da vida. E também que a minha opinião pessoal pode não coincidir com a verdade. Claro, que sempre cabe a nós, noivas, verificar todas as informações postadas por aí, porque tem coisas injustas nesse mundo, mas sabemos que onde há fumaça, pode haver fogo.

Outro problema é que o ser humano não sabe ser criticado. Então, as pessoas que se sentem injustiçadas passam a perseguir aquela pessoa, que não ficou satisfeita, pelo resto da vida. Embora eu não tenha medo, e entenda que a livre expressão é um direito constitucional, tenho muito mais do que fazer da vida. Trabalho várias horas do dia, pego congestionamento, faço os meus cabides, converso com meus pais, preocupo-me com o meu noivo, planejo meu casamento e cuido da minha vida, não tenho tempo para gente de cabeça pequena.

Graças a Deus, faço parte de um grupo que mudou a minha vida. Conheci várias amigas que eu quero que permaneçam sempre na minha vida. Esse grupo é o Noivas de Brasília Unidas. O objetivo lá é exatamente compartilhar dessa experiência maravilhosa (e tensa) que é ser noiva. Então compartilhamos de tudo: alegrias, tristezas, preocupações, péssimos e maravilhosos fornecedores. Nem sempre tudo é relacionado ao mundo dos casamentos. Trocamos cerca de 200 e-mails por dia!

Lá eu me dou conta de como tem gente ruim no mundo. Fornecedor que cria conta falsa de e-mail só para saber informações, noiva que usa de "tráfico de influência" contando tudo o que é falado para amigos fornecedores, além de tomar conhecimento do tanto de fornecedor amador que não cumpre contrato, que dá calote e ainda acha que tem toda a razão. Tem fornecedor, amigo de fornecedor, cliente de fornecedor, família de fornecedor, que acha que nós clientes temos o dever de ficarmos satisfeitos com qualquer serviço prestado, com descumprimento de contrato e com falta de jeito no trato com clientes. Acham ruim e chegam ameaçar qualquer pessoa que entre no caminho deles, que, por ventura, não tenha a mesma opinião e não tenha recebido o que foi contratado.

Acho que as pessoas não entendem que elas foram contratadas para fazer X, e não X-1. Acho que não aprenderam aquela máxima que diz "o cliente sempre tem razão". OK, eu não concordo totalmente com isso, nem sempre o cliente está certo, tem gente ruim do outro lado também, mas cabe ao fornecedor saber levar esses clientes, cumprir com os seus deveres e garantir os seus direitos, afinal, a vida profissional deles só existe por causa dos clientes, se não fossem eles as contas de água, luz, telefone, etc, não seriam pagas. Sim, vocês fornecedores devem tudo ao cliente que conseguiram cativar, fornecendo um serviço de acordo com o que foi contratado ou superior. Nesse mundo, um serviço bem prestado vale mais que ouro, o X vira 100x.

Nem vou entrar no mérito que casamento é caro, que é um sonho para muitos casais, isso todo mundo já tá cansado de saber, não é mesmo?! Não importa o que aconteça, como todos os segundos da vida, se uma coisa não dá certo neste dia, nunca mais ele se repetirá.

Se um serviço não foi prestado da forma acordada, o cliente tem todo o direito de reclamar, não é mesmo?! Para isso existe a justiça, o site Reclame Aqui e os amigos. Queridos fornecedores, entendam, quando um cliente não fica satisfeito com alguma coisa ele tem todo o direito de reclamar, e avisar outras pessoas sobre o ocorrido, isso não é calunia ou difamação, não é crime. No mundo de hoje, a internet se tornou uma grande aliada dos consumidores, evitamos golpes, mas conhecemos, também, grande profissionais. Para se prevenir disso, basta executar um bom serviço, porque que isso é tão difícil? Se não consegue cumprir, não prometa, é simples assim.

Graças às NBUs e à internet, eu me livrei de péssimos profissionais (quem não lembra da Ocean Eventos?). É tanta oferta de profissionais, empresa que vive de ofertas enganosas em clubes de desconto, que se não contasse com as experiências das outras pessoas, simplesmente cairia em diversos golpes. 

Nesses últimos tempos, vi coisas lamentáveis. Fornecedor (ou gente relacionada) ameaçando noiva, declaração no Facebook reclamando das atitudes dos clientes, onde será que esse mundo vai parar? De uma coisa eu estou certa, dessas pessoas, eu quero distância. Se tem atitudes assim em público, com certeza, não estão preparadas para o mercado e nem para a vida. Eu sei como buscar o meus direitos, portanto, o mínimo que espero é que os fornecedores cumpram com o seus deveres, assim que como eu vou cumprir os meus. E se não cumprirem, eu vou falar, reclamar e fazer os meus direitos serem cumpridos. Também vou garantir que outras noivas não passem pela mesma coisa.

Desculpem-me pelo post longo, é que ando tão indignada que tive que registrar isso. Que fique registrado e que nós sempre tenhamos forças para lutar contra as injustiças desse mundo casamentício.

Beijos!

17 comentários:

  1. Eu sou da mesma opnião que você !!! so que eu reclamo bastante, e se me perguntarem eu falo o que ja li por ai .... é o que vc disse a pessoa pode ter errado 1x, mas.... vai que não aprendeu, eu prefiro não arriscar !!! eu penso assim 1º lugar a satisfação do cliente !!! seu nome ira triplicar no mercado.

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  2. Amei demais o post VAn. Quando começou essa palhaçada toda até pensei em fazer um do tipo, mas sabe, estou tão cansada dessas conversinhas, de ter que responder a esse tipo de gente, que simplesmente me calei. Já tive minha cota de polêmica quando relatei (não falei mal, relatei exatamente o que aconteceu) serviços que não foram prestados como estavam no contrato em meu casamento. Eu apenas acho que um cliente satisfeito ainda é a melhor forma de propoganda que os fornecedores possuem. Uma pena que eles ainda não tenha aprendido isso.
    Bj

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  3. Vanessa falou tudo!
    Concordo com tudo!
    Mas vou encampar uma campanha para ser criado um site Reclame aqui de fornecedores de casamento! heheheeheheheh 50% dos "profissionais" não aguentam um mês com as portas abertas depois da inauguração do site! kkkkkkkk

    Bjs

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  4. Van ótimo post, parabéns...tenho visto tudo de pertinho e apenas não tenho me manifestado, as ameaças são ridículas e infundadas, profissional bom não tem o nome rodando por aí e como vc mesma disse geralmente onde ha fumaça, ha fogo!! Eu não arrisco :)

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  5. Oi...tudo bom? Lindo seu blog, adorei o post!!
    Falou tudo!!

    Gente que não tem mais o que fazer e não sabe receber críticas.
    Esse mundo...

    bjss :*

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  6. Parabéns pelo post, vai ajudar muitas noivinhas!
    Bjs =^.^=

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  7. Palavras sábias demais, Van! Soube traduzir o que muitas noivinhas têm guardado no peito! :)
    Beijo!

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  8. Parabéns!!! O seu post ficou perfeito :)

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  9. Adorei o post e faço minhas suas palavras!
    Alguns fornecedores são inconsequentes e não sabem lidar com críticas, esses não merecem confianças, são muito mimados e estão se queimando sozinhos!

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  10. Van, profissionais que não sabem lidar com a insatisfação dos clientes são amadores. Simples. Um dia eles aprendem.

    Não vale a pena esquentar cabeça com isso, vamos aproveitar nossa fase de noiva que é tudo de bom!

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  11. É, post longo, mas eu sinceramente adorei Van.
    Certas coisas precisam ser ditas, doa a quem doer. Neste mundo, muitos fornecedores tem um rei na barriga e não aceitam críticas por mais constutivas que sejam. Acho que a noiva tem que contar sua experiência sim. Tanto as boas quanto as ruins e cabe as outras pesar os argumentos e decidir se dá um voto de confiança para determinado fornecedor ou não.
    Acredito que a propaganda é a alma do negócio. E se determinado profissional quiser que o trabalho seja valorizado é melhor levar mais a sério o serviço contratado.

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  12. Vi seu post em outro blog, li ele inteirinho e corri para ca para te seguir, adorei, muito bem dito, falou e falou bonito rs.
    Beijos

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  13. Você tem toda razão,temos que respeitar nossos cliente e nada melhor que uma boa conversa,não faça um serviço de qualquer jeito,faça com capricho e sempre terá mais clientes,Sou fornecedora a 2 anos e quando vejo uma noivinha casando é como se fosse alguem da minha famiília,já fiz várias amizadas com clientes e amo meu trabalho.

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  14. Van,
    Que bom que temos você para falar por nós! =D
    Falou TU-DO!
    Beijo

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  15. Graças a Deus não tive nenhum problema, e espero não ter. Adorei o post.
    Muito bem colocado!


    Beijokas

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  16. Post épico!

    Parabéns, Van!

    Beijos e sucesso!!!

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